Delator de esquema de golpe, Mauro Cid é preso em Brasília

0
34

Prisão acontece no âmbito de investigação sobre passaporte para deixar o Brasil

Por: Carol Nevez – Correio da Bahia

O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso nesta sexta-feira (13) em Brasília, no contexto das investigações que apuram uma tentativa de fuga em meio à apuração em relação à tentativa de golpe após as eleições de 2022, segundo a Polícia Federal.

Poucas horas antes, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado também havia sido preso por suspeita tentar ajudar Cid. De acordo com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR), há indícios de que Machado tentou intermediar a emissão de um passaporte português para Mauro Cid, com o objetivo de facilitar sua saída do Brasil.

Segundo os investigadores, a tentativa de obtenção do passaporte teria ocorrido em maio de 2025, por meio do Consulado de Portugal em Recife (PE), com envolvimento direto do ex-ministro. Já a Polícia Federal aponta que, desde janeiro de 2023, Cid já buscava alternativas para conseguir a cidadania portuguesa, como mostram arquivos encontrados em seu celular.

Cid admitiu que solicitou cidadania portuguesa em 2023, mas negou saber que Machado estava tentando obter o documento para ele. A defesa dele diz que o pedido foi em 11 de janeiro de 2023, logo depois dos atos do 8 de janeiro. O pedido foi feito “única e exclusivamente” porque a esposa e filhas de Cid já têm a cidadania, segundo o advogado Cesar Bittencourt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here