Sport vive momento negativo na sua história — Foto: Paulo Paiva / Sport Recife
O Sport ultrapassou, diante do Botafogo, a marca de um terço dos jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Com 13 de 38 partidas jogadas, o Leão tem acumulado recordes negativos na competição. Tão ruins que, embora com cinco meses de Brasileirão pela frente, a equipe já possui remotas possibilidades de escapar do rebaixamento.
Segundo o Gato Mestre, plataforma de estatísticas do ge, após a derrota do Leão para o Botafogo, no domingo, o Leão atingiu expressivos 94% de risco de rebaixamento à Série B – ou, numa perspectiva mais otimista, 6% de chance de permanência.
Os números são consequência de uma equipe que faz a pior largada em 400 campanhas da história do Campeonato Brasileiro, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003.
Em 13 jogos, o Sport perdeu dez jogos e empatou três. A equipe tem o pior ataque da competição, com cinco gols marcados, e a segunda pior defesa, com 21 gols sofridos.
O Leão soma 7,7% de aproveitamento dos pontos – apenas três em 39 disputados. Os números são tão ruins que superam até mesmo as equipes com piores campanhas já registradas no Brasileirão.
O América-RN terminou a Série A 2007 com 17 pontos (14,9% de aproveitamento), enquanto a Chapecoense, com 15 (13,2%). São as duas únicas equipes a terem terminado a competição no formato atual com menos de 20 pontos.
Numa projeção hipotética, se mantiver o aproveitamento atual, o Leão terminaria o Brasileirão com míseros nove pontos, sacramentando um novo recorde negativo absoluto.
E para escapar?
Calculando uma média histórica da Série A, a pontuação para se livrar do rebaixamento seria de 43 pontos.
Para atingir este número, o Sport precisaria somar 40 pontos dos 75 que terá em disputa. O aproveitamento remete a 53,3% dos pontos – equivalente, por exemplo, à atual campanha do sétimo colocado, o Mirassol (53,8%).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/w/L/da0eBITzKbuvR79eTadw/agif25072020484382.jpg)
Sport x Botafogo — Foto: Marlon Costa/AGIF
– É um número alto para 25 jogos. É muito difícil pelo desempenho trilhado. Não podemos falar de rebaixamento sem estar rebaixado. Mas todos os indícios e pelo que foi construído leva a se pensar isso – afirmou o comentarista da TV Globo Danny Morais.
O alerta vai ao encontro de todo o contexto apresentado. Para atingir o número de pontos necessários, o Sport precisaria melhorar o aproveitamento sete vezes em relação ao atual (mais especificamente 6,92 vezes).
Hoje, o penúltimo colocado, é o Fortaleza, com 11 pontos. O primeiro time fora da zona de rebaixamento, é o Vasco, com 14, portanto 11 à frente do Leão.
Fonte: Globo Esporte