Imagem gerada por IA. – E-Commerce Brasil
Como nascem os conteúdos virais? Será que há uma fórmula, possível de ser seguida, que aumente as chances de um post nas redes sociais viralizar?
De acordo com o professor e estudioso Jonah Berger há, sim, uma “fórmula viral”, comum a todos os conteúdos que caem nas graças das pessoas. Esses conteúdos possuem seis pontos em comum, que veremos a seguir.
1. Moeda social
Ideias contagiosas (e vale para produtos também) possuem uma moeda social. Essa moeda social é baseada no fato de que tudo o que você fala na internet afeta a maneira como as pessoas te enxergam. Consequentemente, isso impacta diretamente o seu nível de influência social.
Em outras palavras, se você aborda assuntos interessantes, as pessoas te enxergam como alguém interessante e a sua influência social tende a aumentar. O contrário também é válido: se o seu conteúdo é chato ou só foca na promoção de produtos, a tendência é que comecem a te enxergar como pouco interessante.
Seguindo essa linha, pense em conteúdos e em produtos que sejam uma boa fonte de moeda social, ou seja, que sejam notáveis, exclusivos, úteis e divertidos.
Ferramentas interativas, que usam mecânicas de jogos, também são excelentes para engajar e reter a atenção das pessoas. E essa é, inclusive, uma ótima estratégia para aplicar no seu e-commerce para aumentar a conversão.
2. Gatilhos
De forma geral, o gatilho é um estímulo que te leva a uma ação ou te faz lembrar de algo. Existem diferentes tipos de gatilhos, como o de associação (quando um cheiro te lembra de uma época feliz, por exemplo).
Quando você vincula o seu produto, marca ou conteúdo a um gatilho, você aumenta as chances de ser lembrado toda vez que a pessoa se depara com esse gatilho.
Esses gatilhos podem ser sons, imagens ou cheiros. É o que acontece, por exemplo, quando a Coca-Cola se associa a momentos felizes.
Tenha em mente que o gatilho escolhido deve ser constantemente reforçado para inspirar as pessoas a falarem de você e, com isso, aumentar as chances de o seu conteúdo viralizar.
3. Emoção
Provavelmente, você já percebeu que as pessoas tendem a compartilhar mais conteúdos que as emocionam, sejam para rir ou para chorar.
Conteúdos que inspiram as pessoas a falar sobre como elas se sentem possuem mais chances de serem compartilhados. Para tanto, é preciso conhecer o seu público e entender o que os empolga.
Normalmente, emoções como raiva, admiração e riso, por gerarem alta excitação, tendem a chamar mais atenção. Mas tome cuidado para que a emoção despertada esteja de acordo com o propósito da sua marca para não gerar uma crise de imagem.
4. Público
“Feito para mostrar, feito para crescer” é a frase que Berger usa para descrever esse elemento da fórmula viral. Somos criaturas sociais e temos a tendência de imitar quem está ao nosso redor sem perceber.
Em outras palavras, a ideia é “acionar” o comportamento em grupo, que é exatamente o que acontece quando alguma trend viraliza. Quanto mais pessoas a fazem, mais pessoas querem fazer também.
Para que isso aconteça, é necessário que um grupo veja o conteúdo primeiro. É por isso que é fundamental promover o conteúdo, seja por meio de tráfego pago, parcerias com influenciadores ou de forma frequência. Por melhor que ele seja, nenhum conteúdo ganhará força sem a exposição necessária.
5. Valor prático
Não basta informar, as pessoas também desejam compartilhar a informação que obtiveram com os outros.
É por isso que se fala tanto na criação de conteúdo de alto valor. Quanto maior o valor que você entrega no seu conteúdo, maior o ímpeto de as pessoas o replicarem e falarem sobre ele. Afinal, as pessoas gostam de ser úteis.
Como a sua empresa pode tornar a vida das pessoas mais fácil? Tente responder às dúvidas e ajudar a resolver as dificuldades do seu público.
Não use achismos para para entregar valor, entenda quem é o seu cliente, por meio de estudos e pesquisas, para que você consiga, de fato, direcionar o conteúdo.
6. Histórias
Por fim, dominar a arte de contar histórias te ajuda a transmitir mensagens e a criar conexões mais profundas. Nós gostamos de histórias porque elas mexem com os nossos sentimentos, criam identificação e nos prendem.
Uma boa história é irresistível e tem grandes chances de viralizar!
Agora que você conhece a fórmula do conteúdo viral, lembre-se desses seis pontos da próxima vez que for desenvolver uma estratégia, copy ou ação para promover o seu e-commerce!
Fonte: E-Commerce Brasil