Socorro, ataque de ansiedade

0
4

Mauro Condé*

“Ansiedade é tipo Spoiler errado … estraga a história antes mesmo dela acontecer”.

Naquela manhã John saiu enfurecido da sala de provas onde foi tentar uma vaga na recém criada Universidade do Videogame.

Saiu chutando o bebedouro e esmurrando as paredes aos berros.

Tinha ido muito mal no teste.

O curioso é o fato de John ser o mais autodidata dos campeões de jogos de videogame do mundo.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento usando como meio de transporte os melhores livros sobre Psicologia.

Eles me levaram para a Universidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1977, onde fui recebido por Aaron Beck, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

-A imaginação é a louca da casa!

Ele usou essa frase para descrever como a imaginação, quando não disciplinada, pode se tornar um elemento caótico dentro da nossa mente … uma verdadeira “louca” que vive a correr pela “casa” interior da alma.

Dr. Aaron é autor do livraço “Vencendo a Ansiedade e a Preocupação”.

Nessa obra prima ele nos conecta à explicação do fenômeno descrito na história acima … onde o maior jogador de videogame do planeta não passa na prova do Vestibular do tema que ele domina.

A ansiedade … em essência … nasce de pensamentos automáticos e muito distorcidos e destrutivos … puramente imaginários e não reais … cujo exagero faz as pessoas interpretarem o mundo como mais ameaçador e catastrófico que realmente ele é ou será.

Não são os eventos em si que nos deixam ansiosos, mas a forma dramática como pensamos sobre eles.

Nossa mente produz um medo ilusório e super exagerado de coisas como provas … testes … eventos … ainda que estejamos super preparados para eles.

No caso do campeão de videogame quando sua mente foi invadida pelo pensamento como “se eu errar … tudo vai desmoronar” … criou uma reação emocional intensa … mesmo com a realidade sendo infinitamente menos dramática e ameaçadora.

O Dr. Aaron nos ensina algo simples, mas transformador: Os pensamentos moldam as emoções, e ao moldar e mudar os nossos pensamentos mudamos a forma como nos sentimos e nos comportamos para melhor.

Não se trata de ignorar problemas … mas de enxergá-los com mais clareza … de forma menos distorcida/imaginária e mais real e equilibrada.

*Mauro Condé é palestrante, consultor e Fundador do Blog do Maluco.

“Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Hoje em Dia”.

Fonte: Hoje em Dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here