Foto: GOV/Sergipe
A diretora de Vigilância em Saúde de Salvador, Andrea Salvador, alertou nesta quinta-feira (3) para a necessidade de atenção da população diante de notificações recentes no país envolvendo intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Embora a capital baiana não registre casos confirmados, a gestão municipal afirma que as ações de fiscalização estão sendo reforçadas.
“Considerando as últimas ocorrências com notificações de casos suspeitos em decorrência de intoxicação exógena por uso de bebida alcoólica e casos confirmados envolvendo adulteração por metanol, a vigilância sanitária, atendendo a nota técnica do Ministério, vem intensificando as ações de fiscalização nos bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas da nossa cidade para assegurar e garantir à população a procedência dessas bebidas”, afirmou Andrea.
Ela destacou que os consumidores também devem estar atentos à compra de bebidas. “É muito importante que você consumidor, na hora de comprar a sua bebida, verifique validade, lote, verifique a procedência desta substância. Importante registrar que Salvador não apresenta até o momento nenhuma notificação ou ocorrência de casos de adulteração de bebidas, mas a vigilância continua intensificando as ações para assegurar à população que a bebida distribuída dentro da nossa capital é segura. E estamos observando também os aspectos sanitários dos estabelecimentos”, completou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que não há registros de intoxicações graves por metanol em Salvador. No entanto, a pasta informou que, além da fiscalização em bares, distribuidoras e pontos de venda de bebidas alcoólicas, também mobilizou a rede de saúde para notificação imediata de casos suspeitos.
Fonte: Bahia.Ba