Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A bola ainda não está rolando oficialmente, mas a Copa do Mundo já é realidade para a maioria dos brasileiros. Sete em cada dez já começaram a consumir conteúdos sobre a competição. Apesar da euforia, somente um terço dos brasileiros acredita no hexacampeonato em 2026. É o que revela o estudo “O Brasileiro e a Copa”, encomendado pela mediatech de esportes Resenha Digital Clube e realizado pela Data-Makers, que ouviu 1.000 fãs de esporte de todas as regiões e classes sociais do País.
A paixão pela Seleção Brasileira é o principal motor de envolvimento para 55% dos entrevistados, mas a pesquisa destaca que a Copa transcende a amarelinha: quase metade dos fãs de esportes (45%) pretende acompanhar jogos de todos os times, demonstrando um interesse global pelo torneio. A audiência também promete ser alta, uma vez que 95% dos entrevistados planejam assistir aos jogos, com 8 em cada 10 prometendo acompanhar a competição com a mesma ou maior intensidade que na edição anterior.
O estudo também aponta a relevância dos influenciadores no cenário esportivo, com figuras como Neymar (31%), Neto (21%) e Tiago Leifert (14%) liderando as menções como personalidades mais influentes.
Como o brasileiro vai acompanhar a Copa
A experiência ao vivo da Copa do Mundo de 2026 será predominantemente multiplataforma, com 54% dos fãs utilizando mais de uma tela para acompanhar os jogos e 12% optando somente pelo celular. No quesito de consumo de conteúdo (notícia, informação e entretenimento), a TV aberta ainda lidera com 85%, mas as plataformas digitais demonstram força avassaladora e são complementares, com Instagram (82%), Sites de Notícias (77%), YouTube (70%) e TikTok (42%) atuando como canais essenciais.
Para interações durante os jogos, o WhatsApp domina com 49% da preferência, seguido por Instagram (12%) e YouTube (10%). Essa torcida online usa seus aparelhos principalmente para comentar e postar (86%) e trocar mensagens com amigos (71%).
“A pesquisa mostra que, mesmo com a confiança na conquista do hexa sendo modesta, o nível de engajamento com a Copa do Mundo já é elevado. Os brasileiros estão consumindo conteúdo de forma intensa e diversificada, o que mostra como a paixão pelo futebol continua sendo um poderoso motor de engajamento durante todo o ciclo do evento”, afirma Leandro Gléria, head de operações do Resenha Digital Clube.
“Os dados revelam um cenário de envolvimento profundo do público brasileiro, que acompanha não apenas a Seleção, mas também jogos de diferentes times e conteúdos personalidades do esporte. Essa alta expectativa e consumo de conteúdo refletem uma audiência cada vez mais conectada, ávida por informações e experiências em tempo real”, pontua Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers.
Além da paixão nacional pelo futebol, a pesquisa revela comportamentos de consumo e mídia durante o mundial. Confira alguns dos principais dados:
Principais dados do estudo:
· 73% dos brasileiros já começaram a acompanhar conteúdo sobre a Copa
· Quase metade acompanha jogos de todos os times, não apenas do Brasil
· Apenas um terço acredita que o Brasil será campeão
WhatsApp é a plataforma preferida para interações durante os jogos
· Quase metade dos fãs pretende fazer apostas esportivas
· Mais da metade consideraria comprar produtos indicados por influenciadores
· Neymar é a figura pública mais relevante (31%), seguido por Neto (21%)
· Adidas (12%) e Nike (10%) lideram o top of mind de marcas
Sobre o Estudo
A pesquisa “O Brasileiro e a Copa” foi realizada pela Data-Makers, sob encomenda da mediatech de esportes Resenha Digital Clube, em outubro de 2025. O estudo utilizou entrevistas online de autopreenchimento com 1.000 brasileiros que acompanham eventos esportivos, representando todas as classes sociais e todas as regiões do Brasil.
O perfil da amostra incluiu 44% de mulheres, 55% de homens e 1% de outros gêneros. Em termos de classe social, 31% pertencem às classes AB, 42% à classe C e 27% às classes DE. A distribuição regional contemplou sudeste (45%), nordeste (20%), sul (18%), centro-oeste (9%) e norte (8%).
O Resenha Digital Clube é uma media tech que conecta marcas aos fãs do esporte. Dono da maior network de perfis em redes sociais ligados ao esporte no Brasil, reúne hoje mais de 75 creators com alcance combinado superior a 65 milhões de pessoas, atuando de forma multiplataforma (Instagram, TikTok, X, Kwai e Facebook) em todas as regiões do Brasil.
A empresa opera em três frentes: o Resenha Clube, que gerencia a network de perfis, o Resenha Conteúdo, dedicado a produções proprietárias como a plataforma de tênis New Balls Please e o Resenha Curadoria, que mapeia talentos, gerencia e desenvolve projetos sob medida com talentos do esporte. A empresa pertence ao Grupo PEEK e tem como sócios Rafael Pinho, Rafael Coca, Leandro Gléria e Gilberto Zurita.
A Data-Makers é a primeira agência de big data do Brasil. Com foco em gerar negócios a partir de dados, a empresa tem como missão democratizar projetos de insights e pesquisa, construindo uma relação de longo prazo com clientes e rede de parceiros.
Fonte: Acorda Cidade







