Nova Carteira de Identidade Nacional Crédito: Arisson Marinho/CORREIO
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento que vai padronizar a forma como os brasileiros se identificam e deve substituir o Registro Civil (RG). Na Bahia, mais de 2,056 milhões de documentos foram emitidos em 15 meses. Mas, afinal, até quando os brasileiros podem emitir o documento?
De acordo com o governo federal, o antigo RG continuará válido até 2032, conforme o Decreto nº 10.977/2022. Ou seja, até lá, os brasileiros podem continuar usando a versão antiga da carteira de identidade. O CORREIO fez o passo a passo para retirar o novo documento. A solicitação é dividida em três etapas: o agendamento para fazer o documento em um posto SAC, o acompanhamento da emissão e, por fim, a retirada. Todo o processo da primeira emissão é gratuito.
Confira abaixo como agendar o atendimento:

1° Acessar o ba.gov.br por Captura de tela

Buscar por OBTER 1ª VIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL – CIN por Captura de tela

3º Clicar na primeira opção: solicitar documento por Captura de tela

4° Escolher posto para agendar o serviço, depois escolher data e hora por Captura de tela

Se conseguir agendar, o usuário só precisa ir na data até o posto com os documentos em mãos. Depois acompanhar a entrega e voltar ao local para pegar o documento. Os cidadãos, no entanto, têm reclamado da falta de datas para o serviço por Captura de tela
A partir do dia 24 de novembro, vinte e sete postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) passaram a atender 100% por ordem de chegada para emissão da Nova Carteira de Identidade (CIN). Seis estão localizados em Salvador e 21 no interior da Bahia.
Salvador
SAC COMERCIO
SAC LIBERDADE
SAC PAU DA LIMA
Fonte: Jornal Correio







