Despertar de madrugada pode ser sinal do corpo de necessidade para ajustar o ciclo do sono – Foto: DCStudio / Freepik
Diante de rotinas cada vez mais cheias e aceleradas, as pessoas passam por diferentes problemas como estresse, ansiedade e até distúrbios de sono. Por isso, tem sido frequente o despertar pela madrugada, mas um horário específico intriga pelo seu mistério.
Acordar às 3 horas da manhã carrega muitos significados. O fenômeno tem explicações que misturam ciência, cultura e até espiritualidade. Muitas pessoas ao redor do mundo relatam essa experiência e procuram entender o que ela pode significar, seja para a saúde ou para a vida cotidiana.
Apesar de poder refletir diversas razões como problemas com o sono, por exemplo, há também a possibilidade de explorar de forma positiva ou enigmática este hábito que pode ser uma oportunidade para autoconhecimento e bem-estar, desde que bem compreendido.
Lendas e histórias
Historicamente, em épocas sem eletricidade, quando as pessoas seguiam os ritmos naturais do sol, era comum acordar no meio da noite. Na Europa Medieval, por exemplo, havia a prática do “primeiro sono” e “segundo sono”, com um intervalo de vigília que muitas vezes ocorria por volta das 3 horas.

Algumas culturas associam o depertar às 3 horas da manhã como momento de conexão espiritual | Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Na atualidade, algumas culturas, como na tradição chinesa, associam esse horário a um momento de conexão espiritual, que liga esse período ao fígado, um órgão ligado à desintoxicação.
Pesquisas
Alguns estudos modernos mostram que o relógio biológico, ou ritmo circadiano, influencia esses despertares. Nos relatórios, algumas pessoas relataram que ajustam os horários de sono para alinhar-se com a natureza, ao tirar o momento de pausa noturna para se sentirem mais energizadas.
Segundo o estudo, para essas pessoas, ao contrário de ver isso como um transtorno, encara como oportunidade de criar uma rotina saudável, como meditar ou ler, e aproveitar a tranquilidade da madrugada.

Especialistas apontam que maus hábitos podem ser associados a alteração do ciclo do sono | Foto: Freepik / Divulgação
Causas fisiológicas
Do ponto de vista científico, acordar às 3 horas também pode estar atrelado ao pico de atividade do sistema nervoso parassimpático, que regula o descanso e a recuperação.
Especialistas sugerem que os níveis elevados de cortisol, o hormônio do estresse, podem disparar esse despertar em quem vive sob pressão. Isso significa que acordar nesse horário pode indicar que o corpo está pedindo uma pausa para equilibrar as emoções.
A apneia do sono e a ingestão de cafeína próximo ao fim do dia, também são outros fatores que podem alterar os ciclos de sono.
Quais hábitos adotar para evitar acordar de madrugada?
- Evitar telas antes de dormir;
- Manter alimentação leve à noite;
- Planejar o dia com calma;
- Aproveitar a quietude antes do sono.

Práticas religiosas associam às 3 horas da manhã como “Horário das bruxas” | Foto: Divulgação
“Horário das bruxas”
Na espiritualidade, especialmente em práticas como o budismo e o esoterismo, as 3 horas da manhã são conhecidas como o “horário das bruxas” ou um momento de maior sensibilidade energética. Muitos acreditam que acordar nesse horário pode significar uma abertura para mensagens do subconsciente ou até uma conexão com o universo.
Na Bahia, por exemplo, em cidades como Salvador, onde a cultura afro-brasileira valoriza rituais noturnos, esse despertar é visto como um convite à introspecção.

Hábito de acordar de madrugada pode estar associado a ansiedade e preocupações | Foto: Uendel Galter/ Ag A Tarde
Impactos na saúde mental de acordar de madrugada
Acordar repetidamente às 3 horas pode afetar não apenas a qualidade do sono, mas também oferece uma oportunidade para cuidar da saúde mental. Psicólogos apontam que esse hábito pode ser um reflexo de ansiedade ou preocupações reprimidas durante o dia.
Com isso, esse momento pode ser usado para praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou escrita terapêutica. Em um país como o Brasil, onde a rotina acelerada é comum, esse intervalo noturno pode ser um alívio para organizar ideias e reduzir o estresse.
O despertar às 3 horas da manhã, é um sinal que o corpo pode estar sinalizando a necessidade de um ajuste no ciclo de sono, diante das rotinas aceleradas.

Especialistas apontam hábitos para evitar acordar de madrugada | Foto: Alessandra Lori/ Ag. A TARDE
Outros hábitos para evitar acordar de madrugada
Ajustar o ambiente (usar cortinas noturnas ou manter um diário ao lado da cama);
- Criar rotina leve ao acordar;
- Beber água morna;
- Alongar-se;
- Ouvir sons da natureza;
Fonte: A Tarde