Alan Patrick iguala Arrascaeta e se candidata à artilharia do Brasil no melhor ano da carreira no Inter

0
8

Alan Patrick passa pelo ano mais decisivo da carreira — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional

Inter oscila na temporada, mas Alan Patrick mantém o lado decisivo. O capitão tem o melhor ano da carreira em números. Lidera a participação em gols dos colorados e disputa o posto de principal artilheiro do Brasil em 2025.

Ao abrir o placar na vitória sobre o Botafogo no sábado, o camisa 10 marcou pela 19ª vez em 2025 e empatou com Arrascaeta, em quinto na tabela dos goleadores do país. Vale lembrar que o levantamento conta apenas gols no futebol brasileiro, desconsiderando gols por seleções.

Vegetti (24), Flaco López (22) e Kaio Jorge e Cano (ambos com 20) estão à frente. O líder, porém, está há sete jogos sem marcar. Alan Patrick encostou nos líderes com quatro gols nos últimos quatro jogos.

Mesmo que não consiga buscar o topo do ranking, 2025 já é o ano mais goleador do meia. Até então, era 2023, quando ajudou o Inter a alcançar as semifinais da Libertadores e balançou as redes 16 vezes.

Entretanto, o jogador de 34 anos tem um novo posicionamento sob o comando de Ramón Díaz. Virou um “falso 9”, solto no ataque, sem tantas atribuições na recomposição. O gol no fim de semana, inclusive, sai dentro da área, ao aproveitar o rebote de Léo Linck.

– Como falso 9, com Carbonero e Vitinho atacando os espaços, consegui dar equilíbrio ao time. Me adaptei ao meio para articular e ajudar a equipe – afirmou o capitão após a partida de sábado.

Apesar de mais avançado, Alan Patrick segue como o principal organizador do time. Soma 12 assistências. A importância ofensiva só o coloca atrás do mesmo Arrascaeta no Brasil. O uruguaio tem um passe para gol a mais entre os jogadores com mais participações da Série A.

Mais participações em gols da Série A

JogadorGolsAssistênciasTotal
Arrascaeta191332
Alan Patrick191231
Flaco López22527
Vegetti24226
Kaio Jorge20626
Cano20121
Hulk16420

A produção do camisa 10 é bem superior ao que ocorreu há dois anos. Na ocasião, precisou disputar 60 partidas para, além dos 16 gols, contribuir com 10 assistências. Nesta temporada, esteve em campo em 41 jogos até o momento.

– É diferenciado. Não estávamos chegando tão claro para ele dar o último passo. Hoje conseguimos. Ele é um cara muito experiente, com personalidade e estamos felizes em tê-lo no elenco – disse o auxiliar Emiliano Díaz.

Em busca de recordes, Alan Patrick ainda igualou Edenilson como o principal artilheiro do Beira-Rio após a reforma do estádio, com 34 gols.

Fonte: Globo Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here