A campanha Novembro Azul, promovida pelo Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), registrou 16.185 atendimentos nas Policlínicas de Escada e Narandiba, unidades geridas pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). A iniciativa, realizada em todos os fins de semana do mês, teve como objetivo ampliar o acesso e reforçar a importância do cuidado preventivo para pessoas do sexo masculino e pessoas com próstata.
Durante a programação, os participantes puderam realizar exames de ultrassonografia (abdômen total e superior, vias urinárias, próstata via abdominal, bolsa escrotal, região inguinal e tireoide), além de eletrocardiogramas, tomografias e consultas em diversas especialidades, como urologia, cardiologia, angiologia, endocrinologia, cirurgia geral e otorrinolaringologia.
Destaque em todo o mundo, o movimento Novembro Azul busca conscientizar sobre a saúde integral do homem. Embora o câncer de próstata seja um dos temas mais difundidos, a campanha também chama atenção para a importância do acompanhamento regular e de hábitos de vida que contribuam para a prevenção de outras doenças que podem acometer a população masculina.
Genivaldo da Silva, técnico em manutenção, de 52 anos, conta que agendou sua participação e conseguiu realizar, no último fim de semana da ação, todos os procedimentos solicitados pelo médico. “Eu agendei o procedimento do Novembro Azul, para a saúde do homem, para concluir meus exames. Quero dizer a todos os homens que façam seus exames e procedimentos. O Novembro Azul é uma oportunidade para a pessoa estar se cuidando”, compartilhou.
Fonte: Fesf-SUS
Fesf-SUS\novembroazul



Fonte: Saúde.ba.gov







