Vendas de Mercedes e Volkswagen despencam com tarifas e forte concorrência da China

0
3

Imagem: Shutterstock

As montadoras alemãs Mercedes-Benz e Volkswagen reportaram desempenho pressionado em 2025, refletindo um mercado global desafiador, com impacto de tarifas, forte concorrência na China e ajustes operacionais nos Estados Unidos.

A Mercedes-Benz informou que as vendas globais de automóveis recuaram 9% em 2025, para 1,8 milhão de unidades. Na China, seu maior mercado, as vendas caíram 19%, enquanto nos EUA houve retração de 12%, em um contexto de gestão cuidadosa de estoques diante de interrupções comerciais.

Segundo a empresa, “de forma geral, as vendas foram influenciadas por tarifas e pelo ambiente competitivo do mercado”.

Na Europa, as vendas diminuíram 1%. Ainda assim, a montadora destacou que o quarto trimestre foi “o período mais forte do ano”, com crescimento sequencial em todos os mercados. As vendas de veículos elétricos a bateria avançaram 3% no trimestre, impulsionadas pelo novo CLA elétrico, e os pedidos do CLA e do GLC elétricos estão “significativamente acima das expectativas”, com carteira preenchida até a segunda metade de 2026.

Já a Volkswagen registrou queda de 0,5% nas entregas globais em 2025, para 8,98 milhões de veículos. Na China, as entregas recuaram 8%, para 2,69 milhões, afetadas por competição intensa e por tarifas, além do fim de subsídios a veículos elétricos nos EUA.

No quarto trimestre, as entregas do grupo caíram 4,9% na comparação anual. “A intensa situação competitiva na China, assim como as tarifas e a descontinuação dos subsídios a veículos elétricos nos EUA, impactaram nossos negócios”, afirmou Marco Schubert, membro do comitê executivo ampliado do grupo.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Pedro Lima).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here