TRADICIONAL FESTA DE VAQUEIROS DE MILAGRES TEM PÚBLICO RECORDE NESTE FINAL DE SEMANA

0
86

Aconteceu nesse último final de semana, de 22 a 24 de abril, um dos eventos mais aguardados do estado da Bahia, a Tradicional Festa dos Vaqueiros de Milagres. No primeiro dia aconteceu o tradicional esquente com atrações locais. Já no sábado 23 a festa contou com as apresentações Cavaleiros do Forró, Adelmário Coelho, Limão com Mel e as locais Zay Rios e Berg Ribeiro. E para encerrar Peruano, Seu Maxixe, Toque Dez e Rai Saia Rodada.

HISTÓRIA:

A Festa do Vaqueiro é com certeza a festa mais tradicional do município, ocorrendo anualmente no último domingo de abril. A primeira celebração aconteceu em 1949 com uma missa seguida de uma procissão contando com a presença de Vaqueiros, figura característica da região de caatinga. A celebração culminava com uma grande festa com a presença de milhares de visitantes em Praça Pública.

Conta a história tradicional e local que o festejo ocorre até hoje para para celebrar o renascimento de um vaqueiro que subiu o morro para tocar bois, despencando lá do alto, gritou “Valei-me Nossa Senhora!”. Ele e o cavalo de maneira milagrosa salvaram-se.

Os moradores atribuíram o milagre a Nossa Senhora de Brotas padroeira local. Atualmente a festa conserva sua tradição religiosa e histórica, mas também possui seu lado profano com shows de grande bandas, atraindo milhares de pessoas para o município de Milagres / Bahia.

“Na Festa dos Vaqueiros toda a equipe da Prefeitura Municipal reconhecendo o potencial da festa, melhorou a estrutura, reformulou os espaços, estruturou as barracas e conseguiu atrair para nossa cidade com atrações musicais de destaque cerca de 50 mil pessoas por dia. O Prefeito ressaltou a importância da sua equipe que se empenhou bastante para a festa crescer cada vez mais.

 

 

Outro ponto forte do evento foi a grande participação da população que foi assistir aos show e aos desfiles, mostrando o carinho e o respeito por esta cultura que cresce a cada dia. “Fizemos história, hoje posso afirmar que a Festa dos Vaqueiros de Milagres é uma das maiores da Bahia, e no próximo ano iremos aperfeiçoar ainda mais.

Confesso que ficamos surpreendido com a quantidade de pessoas, esse ano será recorde de público. Agradeço a todos que estiveram presentes na primeira noite de festa, hoje e manhã tem muito mais. Agradeço mesmo as pessoas que vieram com suas famílias e fizeram história conosco  principalmente  resgatando suas tradições e encantos”, comentou o prefeito do município.

 

 

O evento movimenta o comercio no município, “desde o pequeno ambulante comercializando suas bebidas e comidas, até os comerciantes que abriram seus bares, mercearias e supermercados durante o dia inteiro para vender seus produtos. Este evento é uma das formas da administração fortalecer o turismo da cidade.

A foliã Patrícia Santana veio de Aracaju para curtir a Festa dos Vaqueiros ao lado dos seus amigos ” Nossa pela segunda vez participo da Festa dos Vaqueiros de Milagres, gostei bastante do novo espaço, e claro a segurança está mais reforçada, parabéns ao Prefeito Cezar e toda sua equipe, a festa está top, finalizou.

Para Carlos Henrique de Salvador, a Tradicional Festa dos Vaqueiros cresci a cada ano ” Prefeito Cezar gostei das atrações e do novo espaço, creio que esse ano seja recorde de público, tem muitos grupos e bate e volta vindo para Milagres, isso mostra o quando você trabalha para aquecer a economia e o turismo do município.

 

O evento contou com apoio do Governo do Estado da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here