Bahia realiza Conferência Nacional 180 Anos de Gestão Colegiada da Educação Brasileira

0
89

Na última segunda, dia 30 de maio, aconteceu na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador, o Conselho Estadual de Educação da Bahia realizou a Conferência Nacional ‘180 Anos de Gestão Colegiada da Educação Brasileira’. A cerimônia contou a história da gestão colegiada da educação, que teve início na Bahia a partir da criação deste Conselho, com intervenções teóricas, artísticas e culturais.

O Público desta cerimônia no TCA foi diversificado, porém envolveu toda a comunidade acadêmica (universidades estaduais da Bahia), escolas públicas e privada (discentes e docentes da educação básica – ed. Infantil, ensino fundamental e ensino médio), da educação profissional, bem como a sociedade em geral. Toda a pasta da educação da Bahia estave presente: associações, sindicatos, dirigentes e funcionários da Secretaria e do Conselho Estadual, Secretarias Municipais e Conselhos Municipais de Educação.

No âmbito nacional, o Conselho Nacional de Educação – CNE, os 27 Conselhos Estaduais de Educação do Brasil foram representados pelos seus presidentes e vice-presidentes, além de autoridades na área da Educação Brasileira.

Reestruturado pela Lei Estadual nº 7308, de 02 de fevereiro de 1998, o Órgão Colegiado vinculado à Secretaria Estadual da Educação (SEC) é responsável por disciplinar as atividades do ensino público e privado no Estado da Bahia, assumindo as funções normativas, deliberativas, fiscalizadoras e consultivas.

No ano em que completa 180 anos da sua criação (25 de maio de 1842), o Conselho Estadual de Educação da Bahia, primeiro órgão colegiado de educação do Brasil, realizou uma série de atividades, que teve início no dia 01 de maio, com a divulgação do selo, encerrando no dia 30.

Entre as ações planejadas e para além desta Conferência, pode-se destacar a edição especial de 180 anos da Revista do Conselho, a criação e lançamento do Podcast Conselho e Prosa, com primeiro episódio também com o tema dos 180 anos, a outorga da Comenda Felipe Serpa, ações itinerantes pelo interior da Bahia e sessões especiais nas Câmaras dos Deputados Federais (Brasília) e na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA (Salvador).

O evento teve apoio do Governo do Estado da Bahia, e do Conselho Estadual de Educação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here