Poeta Castro Alves é homenageado em Cabaceiras do Paraguaçú

0
45

Cabaceiras do Paraguaçu, localizada no Recôncavo baiano, sediou mais uma edição das comemorações pelo “Aniversário do Poeta Castro Alves” , o filho da terra. As comemorações iniciaram no sábado (11) quando foram realizados o 20ª Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e o 7º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves.

A programação gratuita, aconteceu no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), local onde nasceu o poeta baiano, em 1847. Também foi inaugurada a exposição “Nossas curvas não se c­­urvam”. No mês dedicado as mulheres, foram exibidas 30 fotografias de mulheres retratadas pelo fotógrafo Dudu Assunção. A mostra tem curadoria artística de Cynthia Paixão.

Já na terça-feira (14), quando o poeta faria aniversário, além das atividades solenes – realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu – a programação retorna ao PHCA para as premiações dos concursos e atrações culturais diversas, como o lançamento da II Feira Internacional Literária de Cabaceiras do Paraguaçu, às 15h. A Noite, shows com o Cantor Pablo, Fábio Aquino e Sutaq de Luxo.

O evento teve o objetivo de enaltecer a cultura local e o turismo, por meio de apresentações artísticas além de poesias autorais, dentre outras atividades.

O evento contou com a presença do curador, o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e atual presidente estadual do conselho de Educação, Paulo Gabriel Soledade Nacif, que apresentou a programação do evento.

A programação foi composta por apresentações artísticas, encontros, bate papo, exibições de filmes, intervenções urbanas, lançamento de livros, dentre outras atividades.

O festival promoveu um espaço para aprendizado e disseminação de conhecimentos, envolvendo a realização de cursos e palestras, bem como a participação de alunos e professores de diversas escolas locais, balizados principalmente pelo conceito de desenvolvimento sustentável.

Paralelo ao potencial mercadológico, o aniversário do Poeta Castro Alves é um importante evento para o fortalecimento da cultura e do turismo regional, com a incorporação de diversos elementos e tradições do Recôncavo Baiano, além da participação de artistas consagrados. O festival ofereceu diversos atrativos culturais com apresentação de artistas e grupos – samba de roda, orquestras e demais expressões da região.

O projeto teve como objetivo proporcionar ao município e região um evento de qualidade e sofisticação, agregado a valorização da cultura popular, trazendo como identidade os selos de responsabilidade social, cultural e ambiental, além de promover o turismo e a economia local. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçú e do Governo do Estado da Bahia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here