Pedro Severino celebra um de seus gols marcados diante do Comercial, rival de Ribeirão Preto — Foto: Célio Messias/Ag. Paulistão
O jogador Pedro Severino, de 19 anos, recebeu alta hospitalar em Ribeirão Preto (SP) na manhã desta terça-feira após 98 dias de internacão, informou o Hospital da Unimed, onde ele estava desde 6 de março, dois dias depois de sofrer um grave acidente na madrugada de 4 de março, na região de Campinas (SP).
Durante todo o período de internação em Ribeirão Preto, Pedro foi assistido por uma equipe multidisciplinar, segundo o hospital, composta por intensivistas liderados pelo médico Dr. Gil Teixeira, além de neurocirurgiões, neurologistas clínicos e suporte de equipes multidisciplinares do hospital.
Na quinta-feira, às 9h30, a equipe médica que cuidou do atacante do Red Bull Bragantino dará uma coletiva de imprensa para detalhar o tratamento e os próximos passos do cuidado com o jogador.
Aparição e emoção do pai
No dia 22 de maio, o pai do jogador, o ex-atacante Lucas Severino, informou que o filho não corria mais risco de morte. Ele ainda confirmou a primeira aparição do garoto desde o acidente. Foi na janela do hospital para saudar um grupo de pessoas que se reunia em vigília de oração.
Pedro sofreu traumatismo craniano severo e foi transferido dois dias depois para a unidade hospitalar de Ribeirão Preto, onde passou a receber cuidados intensivos.
Durante todo o período de internação, o atleta permaneceu sob monitoramento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passando por diversos exames e procedimentos cirúrgicos, incluindo a reconstrução da parte frontal do crânio — considerada bem-sucedida. A complexidade do quadro exigiu atuação de uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Pedro Severino aparece de costas em publicação feita pelo pai — Foto: Reprodução Redes Sociais
Na reta final de internação, já na enfermaria, Pedro respierava sem ajuda de aparelhos e alimentava-se por via oral com apoio de suplementos, além de realizar exercícios motores diários. Ele também conseguia caminhar com ajuda.
Depois da aparição, o pai dele publicou uma foto nas redes sociais descrevendo a emoção de ver a evolução do filho.
– Antes de Tudo Glória a Deus. Ele é o responsável por todo esse Milagre! É com muita alegria que novamente viemos falar! Depois de 80 dias, de muita angústia, muito choro, porém, muitas surpresas e muitas alegrias, o Pedro esta vivo e viverá – disse Lucas à época.
O acidente
O acidente com o atacante Pedro Severino foi na madrugada do dia 4 de março, uma terça-feira, por volta das 5h, quando ia de Ribeirão Preto para o CT do Bragantino, em Atibaia (SP). Emprestado pelo Botafogo-SP, ele faria seu primeiro treino pelo novo clube. O carro em que ele estava com o meia Pedro Castro, de 18 anos, também do Braga, bateu na traseira de um caminhão na Rodovia Anhanguera, na altura de Americana (SP).
Em 2023, disputou um jogo na Série B com o time principal, na última rodada, contra o Londrina. Em 2024, quando teve mais chances no elenco profissional durante a Copa Paulista, Pedro fez quatro gols, entre eles dois no mesmo jogo no clássico contra o Comercial, e foi o artilheiro do time no campeonato. Ele também jogou contra o Ceará na segunda divisão nacional.
Neste ano, fez uma partida no Paulistão, no empate por 1 a 1 com o Água Santa. Na última Copinha, disputou quatro jogos e fez um gol.
O pai dele, Lucas, também iniciou nas categorias de base do Pantera, onde jogou dos nove aos 19 ano. Ele estreou no profissional aos 16 anos e foi convocado para seleção brasileira de base ainda defendendo o Tricolor.
Pedro Severino comemora gol pelo Botafogo-SP contra o Comercial — Foto: Raul Ramos/Agência Botafogo-SP
Também disputou os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, onde fez parte do time de Alex e Ronaldinho Gaúcho. Ainda atuou por Athletico-PR, Cruzeiro, Rennes-FRA, Gamba Osaka-JAP, FC Tokyo-JAP e Corinthians.
Pedro foi homenageado pelo Botafogo-SP, clube que o revelou, numa partida da Série B do Campeonato Brasileiro sub-20 e também do time profissional. Os elencos entraram em campo com uma faixa exibindo a foto do jovem atleta e a mensagem de apoio: “Força, Pedro. Estamos com você”.