Anúncios no WhatsApp: entenda nova atualização do aplicativo

0
6

Recomendação de anúncios será feita a partir da coleta de dados dos usuários – Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Publicas

WhatsApp anunciou um novo recurso nesta segunda-feira, 16. A partir de agora, a nova aba de atualizações irá fornecer aos usuários a possibilidade de inscrição em canais promovidos de acordo com seu interesse. A medida permite às pessoas encontrarem anunciantes diretamente na aba de status, a partir de recomendações personalizadas.

Em comunicado, o aplicativo pontuou que a recomendação funcionará por meio da coleta de dados limitados de usuários. Entenda como irá funcionar:

Anúncios e canais promovidos

A novidade se encontra na aba de Atualizações do WhatsApp, na área onde os usuário encontram os status dos contatos, além dos canais que seguem e sugestões de canais para seguir.

De acordo com a empresa, a aba já é usada por 1,5 bilhão de pessoas todos os dias, o que a motivou a ajudar organizações e outras empresas a crescer dentro do aplicativo.

O WhatsApp está adicionando três formas de anunciar e promover marcas no app. Veja:

  • Assinatura de canais: a modalidade permite que usuários assinem seus canais preferidos para receber atualizações exclusivas;
  • Canais promovidos: o próprio app do WhatsApp vai ajudar o usuário a encontrar canais que possam ser do seu interesse. Isso só vai acontecer quando a pessoa estiver procurando opções dentro do guia de canais, que já existe atualmente, e vai usar dados pessoais (falaremos mais abaixo);
  • Anúncios no status: empresas poderão anunciar nos status. Já os usuários poderão iniciar uma conversa a partir das atualizações nesse canal.

O que irá mudar?

Os três recursos ficarão na aba de Atualizações. Para quem usa o WhatsApp apenas para conversar com seus contatos, na aba “Conversas”, ou fazer ligações, não haverá mudanças. Os anúncios não vão invadir outras páginas do aplicativo e nada muda.

Empresa afirma que anúncios não irão interferir  nas conversas dos usuários

Empresa afirma que anúncios não irão interferir nas conversas dos usuários | Foto: Felipe Iruatã / Ag. A Tarde

Conforme a companhia, a intenção da novidade é justamente não interferir nas conversas dos usuários, a ideia é que o usuário escolha querer ou não usar.

Uso de dados para recomendações

A empresa revelou que vai usar “dados limitados” para promover os canais que possam ser de interesse do usuário e mostrar anúncios nos status. Entre os dados que o aplicativo terá acesso estão:

  • País ou cidade;
  • Idioma;
  • Canais que você já segue;
  • Forma como você interage com os anúncios recomendados.
Para quem tem o WhatsApp adicionado à Central de Contas da Meta, a companhia pode ter acesso a mais dados

Para quem tem o WhatsApp adicionado à Central de Contas da Meta, a companhia pode ter acesso a mais dados | Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Para pessoas que tenham o mensageiro adicionado à Central de Contas da Meta, a companhia pode acessar também dados referentes às preferências de anúncios, contas da Meta também serão utilizados.

No entanto, segundo o WhatsApp, números de telefone nunca serão compartilhados com os anunciantes, e nem conversas pessoais, ligações e informações de grupos que você participa serão utilizados para coletar dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here