Foto: reprodução/GOVBA
A rede estadual de ensino da Bahia apresentou uma melhora significativa nos indicadores de permanência e desempenho dos estudantes do ensino médio nos últimos três anos. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram uma forte redução nas taxas de abandono, reprovação e distorção idade-série entre 2022 e 2025.
De acordo com o levantamento, o índice de estudantes que deixaram a escola antes de concluir o ano letivo caiu de 12,9% para 3%, representando uma das maiores reduções registradas no período. Também houve avanço na aprovação dos alunos, acompanhado da diminuição da reprovação, que passou de 16,3% para 4,6%.
Outro indicador que apresentou evolução foi a distorção idade-série, que mede o percentual de estudantes com idade acima da recomendada para a série em que estão matriculados. Na Bahia, esse índice recuou de 41,3% para 24%, refletindo uma maior regularização da trajetória escolar.
O cenário acompanha a tendência nacional. Em todo o país, o ensino médio público registrou queda de 62% na reprovação, redução de 61% no abandono escolar e diminuição de 28% na distorção idade-série. No mesmo intervalo, a taxa de aprovação cresceu 11%.
Segundo o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os números demonstram que um contingente maior de jovens está conseguindo permanecer na escola, avançar nos estudos e concluir a educação básica dentro do tempo esperado.
Na avaliação do Inep, os resultados estão relacionados à implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação, como a ampliação das escolas em tempo integral, programas de alfabetização, conectividade nas unidades de ensino e melhorias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Outro programa apontado como fator importante para esse desempenho é o Pé-de-Meia. Na Bahia, mais de 714 mil estudantes já foram beneficiados pela iniciativa desde sua criação. Desse total, 52,7% são mulheres e 47,3% homens.
O levantamento também destaca o crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública para o Enem, além da redução da taxa de estudantes que deixam de retornar à escola no ano seguinte. Conforme o presidente do Inep, Manuel Palacios, esse indicador caiu 28% entre 2022 e 2025, evitando que milhares de jovens interrompessem os estudos. Segundo ele, caso o índice tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o Brasil teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio em 2025.
Fonte: Jornal Folha do Estado da Bahia






