Fila da regulação: mulher com tumor no cérebro aguarda cirurgia há 40 dias em Salvador

0
411

Há 40 dias uma paciente com tumor no cérebro aguarda, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, ser regulada. Cátia Cristina Pedreira da Silva, 47 anos, portadora de epilepsia, deu entrada na unidade de saúde apresentando relato de hemiparesia esquerda, ou seja, paralisia parcial ou diminuição da força em metade do rosto, braço e perna de um mesmo lado do corpo. A mulher precisa ser submetida a uma cirurgia para retirada do tumor.

Revoltada com a demora, a irmã dela procurou o BNews para denunciar o caso. “Um absurdo essa regulação. Ela precisa fazer essa cirurgia com urgência”, diz a esteticista e enfermeira Sângela Emanuele Costa Santana. Cátia deu entrada na unidade de saúde no dia 5 de dezembro do ano passado.

Para reportagem, ela relata que os médicos disseram que a irmã pode ser transferida para três hospitais da capital baiana, Hospital das Clínicas, Roberto Santos ou Aristides Maltez. “Mas disseram que depende da unidade de saúde, que depende do surgimento de uma vaga”, diz Sângela.

O site entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a qual informou que a paciente “deu entrada na unidade no dia 5 de dezembro e foi submetida a uma série de exames. Constatada a necessidade de regulação para a paciente, que necessita de uma cirurgia eletiva de neurocirurgia, está sendo buscada uma vaga no Hospital Roberto Santos ou no HUPES (Hospital das Clínicas), onde é feito o procedimento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here